quinta-feira, 10 de março de 2011

Sohair Zaki
 é uma das dançarinas mais famosas das décadas de 60 e 70 e ícone da dança egípcia nos anos 80. Nasceu em Mansoura, no Egito, onde ela e sua família viveram até que ela completasse nove anos. Depois disso, mudaram-se para Alexandria. Souhair se apaixonou pela música e pela dança bem jovem, aprendendo a dançar sozinha, ouvindo o rádio. Seu talento natural se revelou muito cedo e, antes mesmo de que ela se desse conta, começou a se apresentar em festas de aniversários e casamentos de amigos e familiares. Mais tarde, Sohair mudou-se para o Cairo. Mesmo contra a vontade de seu pai, começou a dançar profissionalmente em casamentos e a fazer perfomances em casas noturnas. O pai da dançarina faleceu bem cedo e a mãe se casou novamente. Seu padrasto foi o responsável pelo lançamento de sua carreira como dançarina e foi quem a gerenciou, tornando-se mais tarde seu empresário. Sohair Zaki não se saiu bem num teste como apresentadora, mas esse fato acabou por ser apenas o início de sua carreira na televisão. O resto é história, como se costuma dizer.


O reconhecimento é mundial. No auge da carreira, foi a primeira bailarina adançar músicas da reverenciada cantora Oum Khalthoum,. Sua primeira apresentação ao som de uma música da grande cantora foi em um evento do qual participou. Algum tempo depois, dançou em uma festa e a própria Oum Khalthoum estava na plateia. Não suficiente, a ídola da música agradeceu e reverenciou a bela apresentação. A partir daí, a fama de Souhair não teve limites. Ela foi chamada por Mohammed Anwar Al Sadat, presidente do Egito, de “Oum Khalthoum da dança”. Bastante significativo, não?
Em geral, esta bailarina não recorria à ajuda dos coreógrafos para elaborar suas sequências e preferia fazer improvisações. Souhair gosta muito de usar batidas sequinhas de quadril, em especial seguidas por shimies, embora sejam sempre leves. Nas ondulações, prefere usar camelos com deslocamentos, com o detalhe de fazer um leve chutinho.
Repare que ela sempre usa emendas entre os seus passos, aproveitando o contratempo. Costuma fazer movimentos circulares com os punhos. Dançava tanto sobre o ritmo quanto na melodia. Durante sua carreira, participou de mais de 100 filmes, em geral, fazendo breves aparições.

Segundo a própria Sohair, sua maior rival era Nagwa Fouad. "Nós tivemos uma competição feroz. Se as duas estivessem contratadas para uma mesma festa numa noite, corríamos para mandar nossas orquestras e roupas na frente, vendo quem chegava antes ao local". Enquanto Nagwa Fouad adorava perfomances espetaculares no estilo ocidental,Sohair representava um estilo mais natural. A dançarina se orgulha em dizer que era constantemente escolhida para apresentações para autoridades em visitas ao Egito.

No final dos anos 80, ao perceber que o cenário da dança do ventre no mundo começava a mudar, Sohair Zaki começou a pensar a se retirar do meio elegantemente. Naquela época,profundas mudanças na visão que o mundo tinha sobre a dança começavam a acontecer.

Ainda assim, Sohair Zaki é reverenciada até hoje por seu talento. E ela mesma, é claro, jamais esquecerá de seus tempos de dançarina."Aqueles dias nunca mais voltarão atrás. A atmosfera, os clientes, os convidados. Onde estão eles agora? A dança Oriental foi minha vida. Eu tenho meu filho e meu marido. Mas as melhores memórias de minha vida são todas da dança", disse.











Fonte Dança do ventre Brasil e Cadernos de Dança

Nenhum comentário:

Postar um comentário