domingo, 13 de março de 2011

Entrevista Kahina
Leia interessante entrevista com a bailarina Kahina!
1. Você montou sua própria escola e diz em seu site que foi a concretização de um sonho...Conte-nos um pouco como surgiu a idéia de criá-la, quais as principais características da escola, etc.

Bem, minha escola veio de uma idéia muito despretensiosa de locar um espaço onde eu pudesse ministrar aulas de dança do ventre para grupos de no máximo cinco alunas.
Quando encontrei já era maior do que eu imaginava, mas mesmo assim loquei. Em pouco tempo o espaço se tornou pequeno e tive que migrar para um espaço maior hoje endereço fixo da minha Companhia.
Graças a Deus, minha família e alunas a escola tomou esse proporção, por isso digo ser a realização de um sonho.

2. Você dançou por um tempo fora do pais...conte-nos um pouco como foi esta experiência, como surgiu a ideia de trabalhar fora, como foi morar lá, em quais países dançou, no que a dança lá é diferente da dança daqui, etc.

Fui convidada a trabalhar nos países Árabes no ano de 2001 pelo empresário brasileiro Omar Naboulsi. Dancei nos Emirados Árabes, especificamente em Ras El Khaimeh. Cumpri um contrato de três meses, nesse período tive uma experiência ótima e direta com a cultura árabe, apesar de ter gostado muito não deixo mais o meu Brasil por nada.


3. Durante muitos anos você foi bailarina clássica. Conte-nos como foi esta transição de uma dança à outra, quando surgiu a ideia de praticar a dança do ventre, como você deixou a profissão de bailarina clássica, etc.

Conheci a Dança do Árabe dentro da academia onde eu praticava Ballet Clássico. Fiz uma primeira aula e me apaixonei. No inicio foi difícil amolecer a postura rígida que vem do clássico, mas aos poucos fui me adaptando e acabei por seguir a minha carreira dentro da Dança do Ventre.

4. Ainda falando da relação entre balé clássico e dança do ventre, você acha que uma modalidade ajuda na outra, ou não? De quais maneiras?

Hoje a Dança do Ventre é muito influenciada por outros estilos de dança, principalmente o Ballet Clássico que é a base para disciplina do corpo, flexibilidade, postura, eixo para giros e arabesques, tudo que necessitamos também para a Dança do Ventre.
Minhas alunas praticam Ballet Clássico na Companhia, como professora vejo resultados incríveis após algum tempo de prática.

5. Você prestou a seleção da Casa de Chá Khan el Khalili em 2000. Como foi a preparação? O que você  imaginava sobre ela, sobre a avaliação de sua dança?

Na realidade não tive muito tempo para me preparar. Decidi entregar meu material próximo da data limite, encorajada por Soraia Zaied minha professora na época.
A Pré –Seleção é uma experiência maravilhosa ! Só pelo fato da bailarina poder ser avaliada por grandes nomes da dança de uma forma individualizada já vale.
E caso tenha êxito também receber um certificado de Qualidade em Dança do Ventre que é importantíssimo.

6. E hoje, quase 10 anos depois, como você vê sua dança? O que você mais preza nela?

A dança é minha vida! Danço para viver.
Vejo não só minha dança, mas a dança no geral como uma forma de aprendizado e evolução.
Prezo por qualidade, faço meu trabalho da melhor forma possível sempre respeitando as diferenças e as pessoas acima de tudo.


7. Em seu site você menciona várias bailarinas que admira, entre elas a Randa Kamel, Dina, Lulu Sabongi, Soraia Zaied... Poderia nos dizer o que mais admira em cada uma?

Todas são mágicas e fantásticas para mim. Soraia Zaied vem em primeiro lugar, pois  a ela devo tudo aquilo que sei sem falar na genialidade de sua dança. Lulu maravilhosa professora, tem uma didática inigualável e nos representa lindamente fora do Brasil.
Dina e Randa são inspirações para mim duas divas Egípcias. 


8. O que você acha da falta de regulamentação e fiscalização da profissão de Dança do Ventre no Brasil? Me refiro ao fato de não existir uma formação específica para tornar-se profissional da área, como ocorre em outras profissões como a engenharia por exemplo.

Vejo uma dificuldade muito grande para se estabelecer um sistema único de ensino em Dança Árabe, cada professora possui um estilo de dança e método diferenciado de aula.
Acho mais necessário que as pessoas que pensam em iniciar aulas ou se aprimorar deveriam pesquisar boas escolas, bailarinas que possuam uma trajetória longa, formação especifica e experiência dentro da dança.
Assista a vários vídeos de Kahina dançando:

Nas Noites do Harém da Khan el Khalili, em janeiro de 2010:Dim lights Embed 


Nas Noites do Harém da Khan el Khalili, em janeiro de 2010:
Dim lights Embed 


Nas Noites do Harém da Khan el Khalili, em dezembro de 2009:
Dim lights Embed 


Nas Noites do Harém da Khan el Khalili, em novembroo de 2009:
Dim lights Embed 


Apresentação de gala na Conferência Mineira de Dança do Ventre, dia 18/out/2009:
Dim lights Embed 


Dançando com Nathália no 1º Espetáculo da Kahina Cia de Dança do Ventre "As Estrelas da Dança do Ventre". Realizado dia 16/dez/2006 no Teatro Colégio Sir. Isaac Newton: 
Escrito por Mariana Lolato    para Central de Dança do Ventre


Nenhum comentário:

Postar um comentário