sábado, 5 de março de 2011

Dicas de Conduta!!!!

Comportamento Exemplar
Tão importante quanto a bailarina é a conduta que ela assume no tratamento da mestra, das companheiras e dos admiradores.  Isso vai definir se suas portas vão abrir no futuro e quantas vão se fechar.  Aqui antes de tudo está a integridade, o equilíbrio pessoal e a ética.
"Você vai ser visualizada, admirada e copiada..."
Os temas abaixo são um verdadeiro "tabu" no mercado de dança do ventre, mas precisam ser abordados, pois influem diretamente na carreira de toda bailarina.  São regras e princípios que não se aprendem em salas de aulas:



DescriçãoDica
Cuidados com o corpo...Levando em consideração que você pretende se profissionalizar nessa área, esteja consciente de que vivemos no Brasil, um país conhecido pela beleza de sua mulheres e sensualidade tropical. Não adianta alardear que a dança é para todas, sem distinção de idade, peso ou altura, pois profissionalmente existem exigências ditadas pelo mercado, e, quer você queira ou não, elas estarão lá da mesma forma.  Portanto nunca descuide de seu corpo. Não há necessidade da magreza exagerada das modelos de desfile, mas as formas adequadas e a boa postura sempre estarão a seu favor e contando pontos.
Roupas sem exageros apelativos...A roupa de dança do ventre é por si só sensual e atraente, não exagere além da conta tentando abrir sua saia mais do que o necessário ou usando um soutien que dê a impressão iminente de que a qualquer momento vai  liberar seus seios.  Transparências devem ser cuidadosamente pensadas para não cair na vulgaridade. Vestidos podem ser justos, mas evite aqueles mais justos que Deus.
Tornando-se uma pessoa pública...Lembre-se de que qualquer pessoa que trabalha com arte, mais cedo ou mais tarde, tem sua vida privada pesquisada e discutida. Sendo bailarina, seu comportamento é o tempo todo avaliado.  Sabendo disso, procure ter um comportamento neutro durante shows  e apresentações, tratando sua atividade com o devido respeito.  As pessoas lhe devolverão aquilo que você oferecer, nunca se esqueça disso.
Postura e trabalho de equipe...Quando estiver trabalhando em grupo, sempre mantenha uma atitude coletiva.  Pense no grupo de forma coesa e amigável. O espírito de grupo estará fortemente representado em cena.  Se quer um bom resultado, pense na turma como se todas fossem uma só e o público será recompensado com o melhor dos presentes.
Linguajar...Nossa língua é rica e variada, procure utilizá-la da melhor forma ao tratar shows e aparições públicas. Evite gírias e palavrões pesados, eles não acrescentarão nada e ainda prejudicarão sua imagem.
Personalidade imperativa...Ninguém gosta de ser mandado e muito menos ordenado.  Portanto, se seu papel dentro de um grupo é de liderança, tente exercer essa função da forma mais delicada possível.  Não altere sua voz em altura e controle o tom. Para liderar o melhor caminho é a suavidade e clareza.  Não há necessidade de grosserias e tom imperativo para conseguir que as coisas caminhem corretamente. Aprenda a arte de obter colaboração e não de obrigar a atuação.
Vícios...Se você fuma este é um prazer pessoal e deve fazer parte de suas horas de lazer.  Evite chegar aos locais de contratação fumando.  Seu aroma é fundamental, depois da dança você já está longe do olhar do público, aí faça o que quiser, seu recado já foi dado.
Seriedade...Sua postura profissional vai definir seu caminho nesse meio. Sendo séria você semeia seriedade e provoca o respeito de outros.  Respeito não pode ser comprado na hora que queremos, mas recebê-lo é, de fato, um grande prazer. Caminhe para isto conscientemente.
Pontualidade...Uma falha imperdoável é a desorganização com os horários. Prepare-se com antecedência para chegar sempre alguns minutos antes do horário combinado; seu contratante ficará aliviado e numa próxima vez com certeza lhe escolherá como primeira opção, se além da pontualidade estiver satisfeito com a qualidade de seu show.
Problemas de relacionamento...Devem ser absolutamente tratados com o maior cuidado. Se por ventura acontecer um encontro indesejável com alguém contratada para o mesmo evento que você, lembre-se de que aquele é um ambiente de trabalho. Cumprimente a pessoa educadamente, mantenha o respeito o tempo todo, faça sua apresentação e retire-se o mais rápido possível para não criar clima propenso para algo mais. Afinal ninguém é de ferro, como dizia minha avó: " não dê sopa para o azar..."
Companhias...Escolha muito bem suas parceiras de dança, na verdade as parcerias acabam funcionando quase como relacionamentos; podem ser produtivas e positivas ou o oposto. A parceria deve levar em conta a personalidade de sua companheira, seus conhecimentos como bailarina, sua forma de comportamento profissional e todas as regras ditadas acima, pois de que adianta sua conduta ser perfeita se sua companheira de dança faz tudo ao contrário?  Acabarão confundindo as duas e aí vale o antigo ditado: "Diga-me com quem andas e te direi quem és..."
Conduta na Mídia...Cuidado com os programas de televisão e propostas de jornais ou revistas.  Nem sempre o objetivo de  tais convites é apresentar a dança em sua melhor faceta.   Cabe a você decodificar quais as intenções da proposta e escolher acertadamente onde colocar seu rosto.  Às vezes, a propaganda de má qualidade surte o pior efeito possível e repercute enormemente.  Se puder, não aceite convites que levam a vulgaridade e a polêmica, esses caminhos não levam a nada e lhe darão muito mais dor de cabeça do que notoriedade.
Queimar pontes...Sempre  certifique-se de tratar as pessoas como gostaria de ser tratada.  Essa é uma "regra de ouro", afinal a vida é uma rua de diversas mãos: um dia você vai, no outro volta; por vezes toma uma transversal.  Nunca saberemos quando encontrar alguém que um dia ferimos, e, de acordo com o seu comportamento passado, você receberá seu presente de retorno.  As pontes pelas quais passamos devem permanecer intactas atrás de nós; se um dia quisermos voltar, tudo estará lá e ainda teremos alguns conhecidos com quem trocar impressões sobre tempos idos...
Respeito com a dança...Trate a dança com respeito.  Acredite no que lhe levou para este caminho; honre seu tempo e sua energia e a dança fará o resto por você.

Texto Jorge Sabongi

Nenhum comentário:

Postar um comentário