domingo, 13 de março de 2011

ENTREVISTA GISELE BOMENTRE


 1 - Gisele, você foi uma das pioneiras a fazer carreira artística no exterior, fale-nos dessa trajetória.
Na verdade , eu até hoje me surpreendo quando penso na minha carreira nos países árabes,pois não somente trabalho aqui,mas tenho um nome,uma posição de respeito  como bailarina, e isso não é nada fácil nem para as bailarinas que são árabes,
Apareci dançando para tvs árabes muitas vezes, e várias outras bailarinas árabes e estrangeiras dançam nas tvs,  isso é normal, mas quando eu aparecia em um programa, o público árabe entrava em contato com a tv e pedia minha presença em outros . O meu sucesso aqui é produto da aceitação e preferência do público pela minha dança.
Aqui no Egito, agora, vim para fazer as festas do final do ano passado , em Luxor, no sul do Egito,quando vim ao Cairo , já me convidaram para dançar no mesmo lugar aonde dança a Randa Kamel , um dos melhores daqui, isso porque viram meu currículo,e videos das tvs árabes,
Isso não é fácil, tive que chegar ao país e já me comparavam ‘as melhores daqui, com críticas, claro,e elogios, mas é uma pressão muito grande, tenho que estar sempre com muita força , e energia ,pois as bailarinas árabes, tem suas casas aqui, amigos, família, relacionamentos,eu chego, sozinha, tenho que estabelecer contatos para obter os melhores músicos, e profissionais que vão trabalhar nos meus shows, e tudo mais.
Só posso explicar minha presença aqui,com sucesso, depois de tantos anos, com uma   palavra: Deus.
 2- Seu figurino é diferenciado, assim como seu estilo. Ajude-nos com pequenas dicas sobre como descobrir o estilo de cada uma e sua marca registrada na dança.
Aqui no Egito,agora, a moda é colocar roupa moderna, mini saia , até calça jeans para dançar
Eu sigo meu estilo, eles falam que sou princesa,porque minhas roupas são mais fantasia árabe mesmo, afinal, mini saia e calça jeans usamos no dia a dia em nosso país ,que graça teria eu dançar assim?
Eu gosto de parecer um sonho do livro Mil e Uma Noites, isso vem de minha personalidade,
E cada mulher tem o seu arquétipo favorito, e deve se conhecer e saber o que mais gosta de usar para se sentir linda, porque , se nos sentimos lindas , quem nos assiste vai nos ver lindas , a gente passa o que está sentindo para o público , tem que se achar!
 3 - Em seu site é possível perceber uma diversidade de informações e temas, desde música até incentivo a proteção aos animais. Fale sobre a importância do posicionamento político e cultural da bailarina nas questões atuais.
Não somente a bailarina,mas toda mulher, todo homem, tem que ser completo,com espiritualidade, família,sentimentos, inteligência, não basta dançar e ser bonita ,tem que ser total.
 Cuidar do nosso planeta ,dos animais, faz parte da espiritualidade,e é a expressão da energia feminina,o cuidado, a nutrição, então ,tem tudo a ver com nossa dança .
 Vivemos num tempo de profundas mudanças de consciência em nosso planeta, aberturas, e transformações, a Dança do Ventre, é parte dessa amplitude de consciência.
 Nós bailarinas, dançando, informamos ‘as outras mulheres e homens que o Sagrado Feminino está aqui, agora,nossa dança é uma mensagem de algo muito bonito, que está contido nela ,escondido, há milênios, nesse momento,pode se expressar.
 4- O que uma boa bailarina deve ter para ser considerada uma “estrela”?
O que é uma estrela?Em termos comerciais,  os empresários daqui falam em` business`,ou seja, a bailarina é um produto que vai dar lucro de alguma forma, eles preferencialmente, querem que este ,digamos,´ produto´ tenha, como as modelos e atrizes:corpo perfeito,segundo os padrões de beleza vigentes, roupas maravilhosas,maquiagem profissional, cabelo impecável, e um show completo com coreografias recentes, de acordo com as tendências coreográficas do momento.
Também,tem o lado da publicidade,o jeito de se fazer conhecer,entre as pessoas que frequentam as casas noturnas,que são afinal,o público consumidor dos shows,então,tem que trabalhar um diferencial.Aqui , tive que mudar meu nome , porque Gisele é muito exótico para o Egito, aqui me chamam de Gigi,para eles é um nome mais atrativo.
Tem uma bailarina-atriz que amo, que para mim é uma super estrela ,chama-se Haiatim, ela é egípcia, não faz mais shows, somente filmes, ela tem o corpo bem fora do padrão,ou seja ela é bem ´cheinha`,mas tem uma personalidade , e uma dança que são hipnóticas, acho que isso conta muito ,a personalidade no palco, a força que o público sente, quando vê a bailarina atuar.
 5 - Obrigada pela entrevista, utilize este espaço para falar sobre o que quiser.
Obrigada a vocês, pelo carinho,  nesses anos, estive bastante tempo no Brasil dando cursos e quando estava com as mulheres, de norte a sul do país , percebia que temos as mesmas necessidades,anseios, e dúvidas,estamos no mesmo barco, espero sempre , poder ajudar as colegas a navegar.
E também,podem me considerar uma ponte entre a nossa cultura e a cultura árabe, não somente pelo fato de eu estar aqui a tantos anos,mas também,porque falo árabe fluentemente, de vários países diferentes ,e adoro conviver com as pessoas daqui,das mais simples, ‘as mais sofisticadas, então ,tenho uma experiência ímpar com a cultura árabe, que sempre inchaalah (se Deus quiser)
Quero ,com todo carinho,passar para vocês. Fiquem na Luz e amor. Gigi
  


Escrito por Luciana Arruda para site A Bailarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário