domingo, 13 de março de 2011

Dançar é bom para os ossos
Escrito por Patricia Bencardini- 
 
 
Boa parte dos exercícios praticados numa aula de dança faz com  que seu corpo se achate e se alongue.  Você estica para crescer e ampliar o movimento e desenhar um contorno no espaço; em seguida, recolhe aqueles grupos musculares e usa o apoio do chão. Tudo isso é possível graças ao mecanismo de contração  dos músculos sobre o esqueleto que possibilitam o movimento humano.
Ao contrair, o músculo exerce  pressão sobre o osso e possibilita a formação de massa óssea. O osso tem em sua constituição minerais,  como cálcio e fósforo. A deposição  desses minerais no osso  é parcialmente regulada pela pressão gerada na contração muscular. Quanto maior a pressão, maior a deposição; e quanto maior a deposição, mais os ossos se tornam espessos e fortes.
Nosso corpo responde ao uso que fazemos dele. Portanto, precisamos do momento do treino e do momento de descanso, para que o organismo construa  o osso de maneira saudável.  Esse equilíbrio é fundamental para evitar lesões, processos de desgastes articulares, entre outros problemas do excesso de treinamento. A alimentação também é importante nesse processo todo.
Para ter certeza de que você está dançando de forma saudável, e proporcionando benefícios para o seu corpo, avalie alguns itens:

- Você fica extremamente cansada após a aula, ou apresentação?
- Dói alguma parte de seu corpo?
- Costuma sentir dores em alguma região do corpo mesmo quando não está treinando?

Se a resposta foi sim para uma ou mais perguntas, é melhor rever a forma de treinamento e reavaliar seus objetivos na dança. Pode ter algum exagero no tempo, ou regularidade de treino. Também os adereços devem ser checados, tais como, sapatos adequados, roupas confortáveis, etc.
 
 
O prazer de dançar não deve interferir na saúde global. Nosso corpo não tem peças sobressalentes.
 
 
Podemos dançar,  mexer nosso corpo e ainda ganhar mais saúde com isso. Só não exagerar...
 

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário