quinta-feira, 10 de março de 2011


Mona El Said

Com apenas 13 anos a egípcia Mona El Said começou a dançar. A paixão pela dança do ventre foi tão grande que fugiu do Egito para o Líbano para escapar da raiva e da mente conservadora de seu pai. A viagem foi uma boa pedida. Ficou famosa e se tornou uma das atrações principais nas casas noturnas de Beirute.
Sua volta ao Cairo foi em 1975 e suas apresentações continuaram fazendo sucesso. O interessante de observar o estilo desta bailarina é que não encontramos influência de nenhuma outra. Afinal, ela acredita que o mais importante de tudo na dança do ventre é o sentimento e nem tanto a execução dos passos. Para aquela época, isso era grande inovação, ainda mais vindo de uma egípcia.
Lembra da Tahia Carioca? Pois é, ela chamou Mona de “princesa da dança do ventre” ao mesmo tempo em que a mídia do Egito a clamava como “o verdadeiro bronze do rio Nilo”.

Uma característica marcante da Mona é que suas apresentações envolvem orquestras grandiosas. Ela se entende tão bem com os músicos que é muito comum haver uma troca: ora ela comanda a orquestra, ora os músicos determinam quais serão seus próximos movimentos. Para quem dança com banda, sabe que esta confiança não se garante tão fácil.
Seus movimentos costumam ser suaves, a não ser que a música realmente exija uma aceleração. Seus passos são simples, precisos, cheios de emoção e nunca fogem do ritmo e melodia. É um ótimo exemplo para estudar o estilo egípcio.
Todo esse brilhantismo garantiu fama mundial à bailarina. Ela viaja pelos 5 continentes ministrando workshops além de ter participado de diversos filmes como atriz principal. Nasceu para ser lenda.


 
Fonte: Cadernos de Dança

Nenhum comentário:

Postar um comentário