Oum Kalthum


Quem nunca ouviu as diversas versões de Inta Omri, primeira composição de Mohammed Abdel Wahab para Oum e a estreia com guitarras elétricas, e outros grandes clássicos da música egípcia na voz da grande diva Oum Kalthoum? Pois é, bailarinas também tem que conhecer os intérpretes dessas famosas canções.
Oum Kalthoum nasceu em uma vila rural do delta do Nilo conhecida como Tamayet-el-Zahayra,  em 1904. Ainda era muito pequena quando entrou em uma escola religiosa e lá aprendeu a memorizar o Alcorão (Qur’na) e a falar árabe perfeitamente. Nesta época, seu pai e alguns familiares faziam apresentações de canto em casamentos e festas. De tanto ouvi-los, aprendeu a cantar e, em pouco tempo, já cobria ausências no coral cujo repertório era de músicas religiosas e citações do livro. Aos oito anos, impressionava plateias e foi convidada para cantar nas cidades vizinhas.
Em meados de 1920, Oum fez sua primeira apresentação no Cairo, maselas ficaram mais frequentes e a família precisou mudar-se para lá. Oito anos depois, cantava em teatros e casas de espetáculos músicas compostas especialmente para ela.
Durante sua carreira, passou por diversas fases, ora inspiradas pelos músicos e compositores que conhecia, ora pela situação sócio-política do Egito. Nos anos 30, cantava letras de amor e tinha um programa no rádio nas noites de quinta-feira. Em 1935, estreou no cinema e fez cinco filmes como cantora e um como atriz. A década de 40 ficou conhecida como “A era de ouro de Oum Kalthoum” e marcada com set lists de músicas que elogiava as classes trabalhadoras. Quem morava no Egito ouvia comumente: “quer aprender árabe, então ouça Oum Kalthoum” ou “ela ensina poesia para as massas.” Nos anos 50 e 60 priorizou as músicas nacionais e de compositores e letristas novos, como Muhammad ‘Abd AL-Wahhab e Riyad El-Sombati. Com a expansão das redes de televisão, Oum ficou ainda mais conhecida.
Uma particularidade dela é que ela gostava de observar a plateia antes de entrar no espetáculo, pois assim decidia como faria a interpretação naquela noite, como se o público a inspirasse, passando energias. Suas apresentações também tinham outra peculiaridade: em geral, eram escolhidas apenas duas ou três músicas que podiam durar até quatro horas. Oum foi realmente uma grande diva e recebeu centenas de músicas escritas especialmente para ela por compositores e letristas como Ahmad Rami, que escreveu 137 canções.
Características:
- Flexibilidade vocal e pronúncia perfeita;
- Tocava instrumentos e tinha noções de composição;
- Contralto, tinha uma voz tão potente que precisava cantar longe dos microfones para não estourar o som.