segunda-feira, 14 de março de 2011


Dicas Preciosas

Segredos para seu sucesso em dança do ventre:

A paixão

Se você ama o que faz e nada lhe tomaria esse desejo, você tem consigo a semente de tudo.

Desenvolva seu trabalho com dança fazendo algo diferente todos os dias. Se você costuma ouvir Amr Diab dirigindo para o trabalho, escute também outras modalidades de músicas e outros cantores,Oum Khaltoum por exemplo. Tente trazer para sua coleção musical algo com o que não está familiarizada.

A música oriental é extremamente rica.  É importante você perceber e ampliar seu horizonte em termos de repertório musical.

Com o decorrer do tempo, você conseguirá identificar até o país de onde vem determinada música (Egito, Turquia, Irã, Grécia, Líbano, Arábia Saudita, Sudão, Marrocos...), pois existem muitas diferenças.

Sua versatilidade musical também será fator importantíssimo em seu sucesso com dança.

Prática

Pratique muito, se acredita que estudar duas vezes por semana é suficiente, experimente três. Faça um esforço extra e você receberá um extra por ele.

Durante sua apresentação dê o máximo de si. Olhar para o chão, o teto ou as paredes, por poucos segundos pode fazê-la perder seu foco. Toda sua atenção deve se guiar para o público. Olhos nos olhos. Olhe acima dos olhos das pessoas, ou logo abaixo. Isto dará ao público a ilusão do contato visual e esta dica fará diferença entre você e seu público.

A prática provém de todos os dias dançando. Meses sem dançar, não contam no prazo profissional, pois a dança fica estagnada, os movimentos presos e sem desenvolvimento.

O momento do show

A diferença entre aquelas que crescem e aquelas que desistem é a atitude. Decida pela positividade, ela precisa ser parte de sua conduta mental. Controlar sua mente é a mais poderosa forma de crescimento pessoal.

Sempre dá pesadelos pensar que o público está baixo astral, você não lembra sua coreografia como gostaria, ou mudaram as mesas de lugar, não há espaço suficiente para trabalhar com os véus.... Tudo pode acontecer num show e você precisa é estar preparada para agir de forma tranqüila e despreocupada. Exercite a habilidade de improvisar sempre. Sorria e relaxe ... viva o inesperado !

Comunicação

Converse com outras bailarinas que tenham obtido sucesso; estas com certeza, cientes de seu caminho, compartilharão com você os conhecimentos e as dicas que poderão lhe ajudar.

Leia tudo o que puder e que de alguma forma se relacione com a dança. Isto lhe ajudará a elaborar e enriquecer seus conhecimentos para que sejam levados ao palco.

Seja solidária

Quando assistir ao show de outra bailarina, fique atenta a sua própria expressão facial; você não gostaria de ter alguém fazendo caretas ou demonstrando desaprovação aberta se estivesse se apresentando. Portanto, bata palmas, tenha um sorriso no rosto e encoraje aquela que está em cena. Mesmo que sua opinião não combine com sua face, não há necessidade de demonstrar. Guarde seus comentários para si mesma.

Assista às apresentações como gostaria que assistissem e apoiassem você.

Respeite os outros e os outros lhe respeitarão.

Roupa nova

Quando você tem um roupa nova é necessário estudar e dançar com ela antes de ir ao palco. Execute todas as músicas que escolheu para seu show. Em outras palavras se vai fazer uma apresentaçãobaladi, coloque seu vestido, cheque se não está muito apertado, se ele enrosca no seu cabelo, algum bordado está solto,... enfim faça o check-up de sua roupa. É preciso certificar-se de que o traje não vai limitar seus movimentos nem rasgar - o máximo acidente em cena.

Se algo der errado é melhor que aconteça entre você e suas quatro paredes, evite que seja na hora de sua apresentação.

Profissionalismo de bastidores

Se necessitar falar ao celular e estiver vestida como bailarina, antes ou depois do show, encontre um local isolado e faça sua ligação rapidamente.

Falar alto, gargalhar, permanecer compartilhando o evento com os convidados após sua apresentação, tratar valores publicamente, ou mesmo discutir por qualquer que seja a questão, fazem parte da conduta imprópria.

Após a apresentação, ouça os elogios e agradeça com naturalidade; jamais seja esnobe, mas sim humilde.

Se o seu parceiro estiver presente ao evento, também é conveniente haver discrição.

Enquanto estiver vestida como bailarina, sinta-se uma princesa e aja como tal, nos mínimos detalhes.

Profissionalismo em cena

Este é o fator que conta muito em cena: o público vai ao delírio quando percebe que uma bailarina desenvolve de forma criativa um momento sutil e delicado, de difícil solução, onde exige versatilidade e improvisação. É o momento onde aparece a personalidade e o profissionalismo dela como ser humano.

Ocorre num instante de uma perda de equilíbrio, por exemplo e o retorno triunfante; um som que pára, e a bailarina não perde o momento e o humor; um véu que enrosca e ela torna aquele momento especial, ou mesmo uma peça de roupa que se desajusta em cena e a calma para sair-se da situação e voltar a majestade inicial. O público empolga-se quando a bailarina não perde a presença e cria uma situação de continuidade com o "momento embaraçoso".

Se um objeto caiu (bastão, por exemplo), pegue-o e comece de novo; mostre que mantém o domínio de seu número. Sorria após ser bem sucedida na nova tentativa e encerre o número com expressão altiva e sorridente.

Jamais dirija olhar provocativo à alguém ou demonstre soberba. Esta é a melhor forma de dar adeus aos admiradores e fãs.
Nunca... nunca troque palavras ou desentenda-se com o público durante sua dança. Sua "força" no palco é seu equilíbrio, sua técnica, sua presença e principalmente, seu carisma.

Jamais saia de cena sem uma reverência. Os aplausos serão mais calorosos. Ouça-os com tranqüilidade !

A música certa e
o tempo certo

Escolher a música certa requer conhecer o espaço onde você irá se apresentar. Públicos diferentes, ambientes diferentes necessitam diferentes tipos de apresentações. O que melhor casa com cada situação ?

Músicas longas, dependendo do local, tornam o show monótono e principalmente requerem um conhecimento e técnica avançadas para manter seu público atento. O tempo ideal é aquele em que o clima de magia não se esvai e as pessoas ficam com a sensação de que acabou antes do esperado (não confundir com uma música que acaba inesperadamente). É necessária aquela sensação que chamamos de "quero mais".

Voltar para uma nova apresentação após um grande encerramento é desaconselhável, além de desnecessário. Você estará saindo do momento de magia que criou, trazendo seu público junto com você, para colocar os pés na realidade.

Oscar Wilde já dizia: "Você não pode repetir uma emoção".

Assim, como o efeito causado na primeira apresentação não poderá ser repetido, deixarão de olhar para a bailarina como um "ente sobrenatural", para reparar agora na lantejoula que está faltando no cinto, por exemplo ou no cabelo, que agora está em desalinho. A tendência maior ainda é o público achar que a primeira apresentação estava melhor.

Músicas que acabam com fade out (abaixando o volume) nunca devem encerrar um espetáculo. Prefira aquelas com finalizações grandiosas e de grande impacto.

Evite linearidade na dança

Uma dança linear é aquela executada de forma previsível, sem crescimento, nem criatividade durante sua consecução.

A beleza da dança está na criatividade e na forma de elaborar as seqüências de movimentos com simetria e nuances, conforme ela se desenvolve.

Uma apresentação previsível é aquela que inicia-se, permanece e encerra, sem brilho, nem picos de vibração causados pela bailarina. É uma dança linear, igual do começo ao fim, conseqüentemente sem riqueza e presença de palco.

Qualidade sonora

Este é o fator que vai influir demais no seu show. A quantidade de som do ambiente (altura e distribuição) deve ser proporcional ao tamanho do local e a quantidade de pessoas presentes.

Som muito alto irritará à todos, muito baixo prejudicará seu show e não causará o efeito emotivo necessário. É conveniente alguém profissional cuidando desta parte. Caso não haja, podem acontecer diversas decepções, inclusive a sua, por não ouvir o que dança ou distorção pelo excesso de volume, etc..

Se durante a apresentação sentir desequilíbrio na qualidade sonora, procure agir com a maior delicadeza. Olhe para quem está cuidando do som (deixe-o avisado antes de entrar, que você irá acenar, se precisar), coloque seu dedo próximo à orelha e faça um sinal, de leve, com a palma da mão, para cima ou para baixo discretamente e bem delicada. Assim você corrige a distorção e não precisa dançar do começo ao fim da música em desarmonia com o volume.

O som ideal é aquele que vai fazer seu coração bater mais forte. Se isso não acontecer, ele não está em equilíbrio.

Iluminação para show

Sempre faça uma checagem em seu traje com tipos diferentes de iluminação. Tecidos que parecem perfeitamente seguros e opacos sob a luz de casa, podem se tornar completamente transparentes sob a luz do palco.

A iluminação dá vida a dança e cria efeitos de palco. Locais com luz fluorescente não são convenientes para apresentações de dança; o clima fica prejudicado. O mesmo acontece com filmagens de câmeras quando utilizam luz fria. Iluminação tênue também deturpa a intenção da sua apresentação. Deve haver cores.

Mais um minuto

Peça a uma amiga, alguém em quem confie para lhe dar uma opinião honesta, enquanto gira ou rodopia com sua roupa. A idéia é descobrir algo errado que você não percebe sozinha. Afinal sua amiga verá seu corpo de todos os ângulos, algo que você nunca poderá fazer.

Depois de todos os cuidados, o que fazer ?

Dançar ... é claro...

O sorriso

Este é um fator que trabalha contra ou a seu favor, dependendo de sua interpretação na música.

Não deve haver exageros em seu sorriso; ele deve estar em harmonia

- com o "momento da música",
- com sua "expressão facial" e
- com o seu "sentimento".

Procure ser absolutamente natural. A expressão facial é uma das características que exigem uma sintonia fina na questão de harmonia com sua expressão corporal.

"Caras e bocas" surtem um efeito que beira a vulgaridade e devem ser evitadas. Sinta a música, viva o momento: esta é a expressão.

Cuidado principalmente para não se deixar levar por uma empolgação exagerada.

Seu sorriso deve estar presente nos momentos que a música pedir e, principalmente, ao final no agradecimento.

A finalização

Aqui chegamos ao grand finale. Momento importantíssimo.

Tão importante quanto a apresentação inteira que você acabou de executar, ele vai levantar o público e tornar os aplausos calorosos, principalmente se seus movimentos finais casarem com o momento exato do último acorde musical.

Errar a finalização, fração de segundo que seja, tirará o brilho da dança.

Importante também é encerrar no local correto do ambiente (preferencialmente ao centro do local) e nunca de costas para o público.

Você deve estar altiva, tranqüila, com um leve sorriso de agradecimento, calmamente fazendo sua reverência (para os lados do ambiente onde tiver público), e também no tempo certo.

Saia de cena ainda com expressão tranquila. Solicite à alguém para apanhar seu véu ou os objetos que você utilizou e ficaram para trás assim que chegar aos bastidores. Evite sair pegando pelo chão e procurando agoniada onde ficou seu véu, ou o brinco que caiu durante a dança, por exemplo.

Perceba que tudo gira em torno de manter em equilíbrio um bom senso e noção geral de espaço.

Jorge Sabongi - Mai/2000
Revisado em Setembro/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário