domingo, 13 de março de 2011

Dança -  uma alternativa segura a ginástica tradicional

A organização mundial da saúde recomenda a prática de exercícios físicos e coloca o sedentarismo como a condição primária para o surgimento de vários tipos de doenças:Hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias em geral. Todas podem ser evitadas  com a prática regular de exercícios.
Atividade física é diferente de exercício. A atividade física é qualquer coisa que a pessoa faz utilizando o corpo. Por exemplo: subir escada, correr para pegar o ônibus, carregar compras, etc. Já o exercício é programado por um profissional  especializado, que vai traçar objetivos e metas a partir das necessidades de cada um.
A dança pode ser um exercício adequado ao seu perfil. Pode ser extremamente prazeroso e fazer a auto-estima ir ás alturas. E, também pode atender suas necessidades, já que: ajuda nos processos de emagrecimento acentuando a perda calórica; fortalece  e modela o corpo; melhora a resposta cardiovascular e respiratória; combate o stress e a depressão, melhora o relacionamento interpessoal;melhora o equilíbrio e o condicionamento neuromotor; entre outros benefícios.
Importante é respeitar o próprio corpo e gostos pessoais. Escolher a dança que gosta, para não correr o risco de querer parar na primeira dificuldade. Não “forçar a barra” fazendo malabarismos ou exigindo alongamentos incompatíveis com a idade e/ou condição física. Sempre ter paciência de repetir o gesto coreográfico  e persistência para alcançar a perfeição no movimento.
Mais do que tudo, deixe claro ao instrutor da técnica de dança escolhida  quais são os seus objetivos em sala de aula. E cobre dele, assim como ele cobra de você o melhor resultado na sua arte. Observe seu corpo, ao final da aula pode até bater aquele cansaço, mas, dor nunca! É sinal que houve algum exagero. Preste bastante atenção  à postura; e, bons volteios!

 
Texto:Patricia Bencardini- jornalista; fisioterapeuta pós -graduada
 em fisiologia do exercício e reabilitação esportiva; massoterapeuta; dançarina
 profissional desde 1988; coreógrafa de danças orientais especializada em dança do ventre.


      Nenhum comentário:

      Postar um comentário