terça-feira, 5 de abril de 2011

Montando uma coreografia
Escrito por Jamila Silva   


jamila_silvaExcelente artigo da bailarina Jamila Silva com dicas práticas e valiosas para a elaboração de uma coreografia!

1> ESCOLHENDO A MÚSICA
Parece fácil, né? Mas não é. A música árabe tem nuances que nossos ouvidos nem sempre percebem. Se é a primeira vez que você vai montar uma coreografia, ou foram poucas as vezes, comece com aquelas músicas que você ama de paixão. Mal ela começa a tocar e você já sai pulando por aí. E o mais importante, você já conhece cada toque, cada som de trás para frente.

2> PREFERÊNCIAS

Comece com as modernas.

Elas são mais fáceis de decifrar, são repetitivas e as contagens são, quase sempre, quadradas.

3> ENCONTRE O REFRÃO

A partir de agora você vai apenas escrever. Encontre o refrão da música, e anote quantas vezes ele aparece.

4> SEPARE A MÚSICA POR BLOCOS

Comece a ouvir. A partir da introdução, vá anotando o estilo de cada bloco.

Dê nomes aos blocos que te remetam à própria música, não apenas Bloco 1, Bloco 2, Refrão 1, etc. Use termos como: Melódica, Rápida, Agitada, Lenta, Cantada...

5> CONTANDO O TEMPO DE CADA BLOCO
Toda música tem um compasso, é ele que te faz manter o ritmo. Para a contagem você vai achar esse compasso e vai começar a contar. De 1(um) até a hora que houver uma variação. A partir de cada mudança a contagem recomeça.

Anote o tempo de cada bloco.

6> ESCREVA OS PASSOS

Você já está com a sua música “escrita”. Uma dica: passe a limpo, porque com certeza nesse ponto já está uma bagunça. [rs]

Agora escreva sua coreografia. Em cada bloco como você já sabe ao que a música remete. Anote passos que combinem para montar uma sequência com base neles.

Por exemplo: na parte lenta escreva Oito maia, na parte agitada, Deslocamentos, parte cantada, Básico. E assim até o final.

Você poderá inclusive separar passos deixando-os em sequências longe uns dos outros. A sua coreografia não se tornará repetitiva. Se você colocou Twist como base para o primeiro bloco, use o mesmo movimento com um intervalo de pelo menos dois blocos.

O que você ganha com isso? A sua coreografia vai explanar todo o seu repertório de movimentos e quando você começar a dançar não vai ficar com aquela infinita sensação de estar fazendo a mesma coisa ou de não saber fazer nada.

7> COREOGRAFE O REFRÃO

Só agora você vai levantar e dançar. Porque a partir daqui a sua coreografia já está 60% pronta.

Comece com o refrão para que você possa usar de toda sua criatividade nele. Gaste os passos aqui. Use aqui os movimentos mais elaborados, para que você possa repetir. E quando o refrão aparecer, REPITA!

8> REPETIÇÕES

Existe um estigma muito forte sobre a repetição. Há quem diga que é errado, que fica feio repetir uma sequência durante a coreografia. Eu sou contra repetição daquelas coreografias de iniciantes babys (8 camelos para direita, repete na esquerda, 8 twists para lá, mais 8 para cá]. Você pode não ser bailarina profissional, mas você sabe andar dois passos para o lado direito, dar um passo para trás e três para frente.

Se repetição fosse de todo ruim assim, não teríamos refilmagens de novelas e filmes que fizeram sucesso. E o espetáculo "O Lago do Cisne" não seria executado por mais de 130 anos sempre do mesmo modo como foi feito da primeira vez.

9> USO DE LATERALIDADES E DESLOCAMENTOS

Abuse do espaço. Não faça dança de raiz, ficando plantada no mesmo lugar.

Use os lados, frente, trás, diagonais, cima, baixo, vai que vai!

Para deslocar vale tudo também, ande, gire, contra tempos. A música vai te dar a sensação do que cabe ali no momento.

Para deslocar, procure usar trechos da música bem agitados. Por si só eles já incitam movimentação.

10> CRIATIVIDADE

DESENVOLVA! Assistir apresentações de diversas danças, vídeos, fotos. Pergunte para sua professora, filme as coreografias em sala de aula. Dance sem compromisso, comece na brincadeira. Desta gracinha saem ideias legais.

Assista inclusive às bailarinas que você odeia. Às vezes um movimento garimpado fica muito melhor.
Se conheça, perceba o que você gosta e INVENTE!



Abaixo um exemplo de uma música moderna de como eu escreveria:

* Música – Ragab / Cantora – Hayfa

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[começaremos a partir do momento que ela canta]

32t – Refrão 1 (16t – música mais marcada + 16t – com coro)

24t – parte cantada (3 frases de 8t)

16t – ½ refrão

76t – não cantada

32t [4 frases de 8t] – melódica com marcação ao final da última frase

16t [ 2 frases de 8t] – marcação e derbake

28t [ 3 frases de 8t + 1 frase de 4t] - melódica com marcação ao final da última frase

32t – Refrão 1 (16t – música mais marcada + 16t – com coro)

24t – parte cantada (3 frases de 8t)

8t – pedacinho do refrão com marcação forte derbake

16t – ½ refrão

8t - finalização


Jamila Silva
Bailarina, professora e Auxiliar de direção da Cia Halim - Estilo Tribal

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