sexta-feira, 22 de abril de 2011

Modelo de Contrato para Bailarinas


Há algum tempo recebo e-mails de bellydancers sugerindo esse post. Mas enquanto eu mesma não colocava em prática, não me atrevi a escrever, seria incoerente com minha postura não fazer o que faço/falo/escrevo!

Com meu estúdio - que completa 2 anos de funcionamento agora em Abril - comecei a colocar no papel maneiras organizadas e sérias de trabalhar em shows e workshops, e tem dado certo!

Por isso, depois de testado e aprovado, coloco à disposição de vocês.


IMPORTANTE:


 - Os itens foram elaborados pensando no mercado da região em que moro - interior de SP-Região Noroeste;
 - Pode ser utilizado tanto para pessoa física quanto jurídica;
 - Pesquise os valores de sua região de atuação para equiparar às demais prestadoras de serviço. Valorize sua atuação, cobre o valor justo e viável e colabore para a manutenção do nosso segmento de Dança.;
Este modelo tem funcionado para MIM e MINHA EQUIPE, portanto é interessante que cada uma de vocês modifique os itens e conteúdos de acordo com SUA REGIÃO, SEU ESTILO DE TRABALHO e faça adaptações que julgue necessárias, é apenas um roteiro.
- Envie anexado ao contrato uma NOTA PROMISSÓRIA com os dados do contratante e valores combinados, peça para que ele assine também essa promissória e a devolva - isso lhe dará o direito de protestar formalmente caso alguma parte do termo não seja cumprida.

* Caso você seja pessoa física - não tem CNPJ, registre-se no ISS da Prefeitura de sua cidade, como 'Autônoma' você paga uma simbólica taxa mensal e pode emitir recibos utilizando o seu CPF.
(mais detalhes serão descritos no livro a ser lançado, em breve!)

COMO FUNCIONA:

Ao receber a proposta de show/curso você deve enviar ao contratante - a pessoa que vai pagar pelo seu trabalho - o TERMO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (CONTRATO) (pode ser via mail, fax ou pessoalmente). Estando o contratante de acordo, ele deve assinar e cada um fica com uma cópia.
Se todos os contatos forem via mail, faça a troca de papéis por fax - mas lembre-se de xerocar, porque as folhas de fax se apagam com o tempo.
Não permita que o contato seja apenas virtual - exija um telefone, endereço e confira esses dados.
Caso você não tenha uma Assessoria ou Secretária, peça para algum Homem fechar o negócio - é arriscado uma mulher, no nosso caso bailarina fechar negócio com quem não conhecemos.

CUMPRA A SUA PARTE

Seja pontual, faça um show/curso de qualidade, ofereça oportunidades de tirar dúvidas ou contato posterior dando feedback, seja profissional no trato com todos, postura, imagem e prestação de serviços.

Leve o recibo pronto, assim que receber o pagamento combinado, entregue o recibo ao contratante, mesmo que ele não queira.

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TERMO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS





  PARA CONTRATAR:Reservar data (checar disponibilidade da agenda); preferencialmente as Sextas, Sabados ou Domingos;

* Depositar o sinal no valor de R$ ---- (---- reais) para reserva de data (este valor será ressarcido no dia do workshop, se o mesmo for efetuado) CASO O WORKSHOP/SHOW SEJA CANCELADO OU HOUVER MUDANÇA DE DATA ESTE VALOR NÃO SERÁ RESSARCIDO, SOB NENHUMA HIPÓTESE. Se o contratante quiser uma nova data, deverá pagar outra reserva.

*  Preencher e enviar via fax ou correio este termo de prestação de serviços (o mesmo sera enviado ao Contratante após a reserva da data);

*  Enviar a relação de alunas inscritas por e-mail até tres dias antes do workshop para confecção e assinatura dos Certificados;

*  Depositar 50% do valor do workshop no prazo máximo de 03 dias antes do mesmo;

*  Pagar os 50% restantes momentos antes do inicio do workshop. CASO O PAGAMENTO NÃO SEJA EFETUADO, A CONTRATADA RESERVA-SE AO DIREITO DE NÃO MINISTRAR O WORKSHOP E O CONTRATANTE IRA ARCAR COM RESPONSABILIDADE JURIDICA POSTERIORMENTE.

*  No pagamento deverão estar inclusos: reserva de data; valor das inscrições (mínimo e porcentagens adicionais- caso haja-; show – caso haja)

*  PARA WORKSHOPS: necessário espaço com ventilação e luminosidade, aparelho de som (que toque Mp3) e cursos com temas específicos podem exigir aparelho de DVD ou objetos adicionais, sendo previamente acordado entre as partes.

Base de Cálculo para Workshops:Dentro do estado de SP, região Noroeste:Locais distantes de SP até o máximo 700km - Mínimo de três horas de aula - mínimo de 6 alunas (R$ xx,00 por pessoa).

§   Pacote fechado: R$ xxx,00 (Workshop de 3h para 06 alunas + transporte + hospedagem – qdo necessário)

Outros estados – transporte incluído (pode ser rodoviário ou aéreo) mais hospedagem (caso necessário, pode ser hotel ou casa do anfitrião/hostess contratante)- Mínimo de três horas de aula – mínimo de 15 alunas ( R$ xx,00 por pessoa).
§   Pacote fechado: R$ xxx,00 (Workshop com 3h para 08 alunas+ transporte + hospedagem –qdo necessário)

- Show- além do workshop, caso o contratante quiser a participação da bailarina em show, incluir o valor adicional de R$ xxx,00
*Caso haja mais alunas inscritas (alem do mínimo estipulado) - o contratante recebe 40% do valor da inscrição, por aluna adicional, (R$ xx,00 por inscrição adicional) tendo a chance de obter lucros com o workshop. Quanta mais alunas inscritas, mais o contratante pode receber.

ü  Qualquer contratação pressupõe a responsabilidade do contratante com: transporte, hospedagem, água e alimentação da contratada.

* Neste item colocar alguma observação em relação há alimentação, alergias, exigências ou observações importantes para melhor estadia e segurança.


*PARA SHOWS: necessário espaço reservado para que a bailarina possa efetuar troca de traje com * espelho grande -de corpo inteiro - e água à disposição;
 * espaço para a dança - com piso seco e sem tapetes ou itens de decoração que possam atrapalhar o desempenho do show;
 * luz que torne possível visualizar a bailarina;
 * som ambiente com capacidade e qualidade para todo o local e público presente; 
* um responsável para cuidar do som.

Os valores pré-combinados devem ser pagos até 15 minutos antes do show.

Após o show a bailarina poderá ficar no hall de entrada ou local específico para fotos pelo período de 10 minutos - apenas.
Se não estiver especificado na contratação, a bailarina se reserva ao direito de deixar o local do evento logo após a sua apresentação.

*Nosso elenco não tira fotos por mais de 10 minutos, não confrateriza com os convidados em jantares ou danças e não faz danças extras, grato pela compreensão.

Dados do Contratante:

Nome completo:
Endereço completo:
Telefone fixo:
Telefone Celular:
E-mail:
CPF:

Assinatura:______________________


Informações adicionais e duvidas poderão ser esclarecidas com:
 
Fulano de tal – Assessoria
fulanodetal@gmail.com
(xx) xxxxxxxx | celular:  (xx) xxxxxxxx |  Msn: fulanodetal@hotmail.com





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Muitas bailarinas têm resistência a efetuar esse tipo de acordo, por não termos uma categoria reconhecida e nem um sindicato que dê suporte. Mas, ao longo desses mais de dez anos trabalhando com dança, eu posso garantir que ter um documento assinado nos auxilia em tempo integral e nos protege de eventuais danos.


A organização e método de trabalho é algo pessoal e intransferível, mas acredito que quando adotamos um procedimento, isso nos dá seriedade e retorno imediato. Tem sido assim na região em que trabalho e realizo cursos e shows.


Gostaria que todas nós pudéssemos compartilhar de um meio que respeite nossa arte e  nós mesmas.


Eu faço a minha parte exigindo e cumprindo os termos de contrato.


Quando não tinha assessoria, levava marido, primo e irmão comigo para lidar com os contratantes e sempre deu certo.
Essa formalidade me garante contato em eventos fixos de organizaçoes, clubes, prefeituras e empresas.

Claro que existem os eventos informais em que nada disso é necessário, e cada uma de nós sabe em que momento utilizar do 'papel'.

 Fonte: Luciana Arruda - http://www.luciana-arruda.blogspot.com 

terça-feira, 19 de abril de 2011

Depois do workshop... Por Luciana Arruda

O que você faz?
a) Guarda o caderninho de anotações, jurando que logo irá dar uma revisada.
b) Revisa tudo, filma os treinos, vê e revê as fotos nos três dias seguintes..e depois guarda.
c) Estabelece uma nova rotina de treinos para não deixar cair no esquecimento.

Sejamos sinceras: pouquíssimas praticam a alternativa 'c'.

Aproveitem a ressaca pós Mercado Persa e saiam dessa estatística!

Bóra criar um método de treino e revisão que vai fazer valer cada centavo gasto em seus cursos:

1- Revise as anotações
Primeiro, a teoria.
Muitas vezes tomamos nota, fazemos desenhos que, depois de verificados se tornam ilegíveis.
Logo que chegar e desfizer as malas, no dia seguinte, bem alimentada e com tempo, revise passo a passo as suas notas e tenha certeza de que entende tudo o que está ali.

2- Crie um índice de prioridades
Partindo de suas anotações, crie um índice de temas por blocos, para estudo posterior.
Ex: Shimmies.
Coloque tudo o que aprendeu sobre shimmies, independente da professora ou curso, tenha um Guia de Shimmies derivado de suas anotações.
Faça isso com os outros temas: braços, deslocamentos, giros, folclore, etc.
Fica mais prático para revisar e isso cria um método de estudos no momento da prática.
*Dica: eu sempre anoto sobre os aquecimentos dos cursos, para usar nos meus treinos. Muitas professoras trazem novidades nesse momento, algumas utilizam posturas do Yoga, outras do Ballet, algumas tem formas inovadoras de alongar e preparar pernas, joelhos, etc. Anote isso também e utilize nos treinos.

3- Defina os dias em que irá estudar e revisar cada tema.
Uma vez por semana, já é ótimo! Desde que seja constante. Ex: toda sexta é dia de revisar. Tenha uma hora do seu tempo e estude os blocos. Pode fazer mensal ou semanal.
Ex Mensal: toda sexta estude o bloco de giros. Mudou o mês, mude o tema.
Ex Semanal: a cada sexta estude um tema.
Por quanto tempo? Uma hora, no mínimo. Três no máximo - depois disso não rende, o cansaço impera.

4- Filme e fotografe os seus treinos.
É bem bacana filmar sua rotina de treinos, mas ATENÇÃO: guarde os arquivos numa pasta de estudos em seu PC - nada de postar no youtube ou redes sociais.
Esse é um material seu e depois de visto, pode ser deletado após um período. Veja os vídeos sempre na semana seguinte em que foram gravados - isso permite analisar com mais clareza sua evolução e os pontos a melhorar.
Um erro comum é gravar e querer assistir em seguida. Não! Deixe o tempo passar e só depois veja o vídeo e anote suas falhas e pontos positivos. Ao final do mês, reveja tudo e tenha um olhar crítico - porém generoso - dos seus esforços.
Fotos são uma ótima ferramenta: elas falam por si. Observe a postura, linha dos braços, expressão.

5- Utilize as revisões em novas possibilidades
Após estudar um bloco, tenha uma semana ou mês de tarefa: incorporar o que estudou em sua dança.
Componha coreografias utilizando os temas que estudou, use a mesma música e leia utilizando os diferentes blocos - isso é fundamental para realmente 'incorporar' o que foi estudado.

6- Tenha sempre à mão seu caderninho, mas permita-se (após muito estudo) 'esquecer' dele de vez em quando.
Toda técnica requer esforço e repetição, mas isso também tem limites. Após o estudo, é preciso deixar a improvisação e incorporação vir à tona.
Por isso, tenha um período de 'recesso' ou 'folga' em seus estudos.
Depois retome os treinos e perceba se sua dança já incorporou os novos passos.
Em tempo: essa folga não deve durar muito hein meninas?! Senão tudo volta a estaca zero.

Essas são algumas dicas que podem tornar os seus estudos mais objetivos e compensadores.
É muito bom perceber que o esforço valeu à pena!


Bons estudos!

Sobre Estilos por Bailarina Suheil

Estava aqui filosofando...


Enquanto somos estudantes, tudo o que fazemos é motivo de elogio, por pior que seja, afinal estamos em crescimento, tudo é perdoável e aprendível. (existe essa palavra? rs...). Super natural optar por dançar aquela coreografia do dvd tal, de fulana. Afinal, comprei, estudei, evoluí... mas ainda não consigo "coreografar" sozinha. Tudo certo!

Daí nos tornamos profissionais. No início fatalmente acabamos pegando pra nós o estilo de outra bailarina, seja em trejeitos, na cópia de passos que consideramos estilosos, ou mesmo simplesmente porque sabemos que "seguindo a mestra", nossa chance de errar diminui.

Leva então algum tempo (bastante!) pra que a gente passe a usar aqueles movimentos que gostamos da nossa própria maneira, da forma como ele melhor se encaixa em nosso corpo, adaptando-os com nossa criatividade, seguindo a nossa opinião própria.
E aqui começam as severas críticas, pois é claro, você NUNCA irá agradar a todos.

Mas, do outro lado da balança... é aí que nasce o seu verdadeiro estilo!

Você então tem duas opções:
1- assumir este estilo como a sua dança e ir fundo naquilo que você acredita...
2- ou continuar eternamente sendo clone das sazonais bailarinas famosas, mudando aqui e ali conforme a moda atual.

Mas se a 2ª for a sua opção, por favor, não me venha daqui alguns anos perguntar: me dediquei tanto, porque nunca consegui "chegar lá"?
- Vou te responder agora!

Porque ninguém "chega lá" sendo cópia de alguém, nem mesmo que seja uma divertida colagem de diversas bailarinas...

Dança é arte. E arte não deve ter padrão! (ou ao menos não deveria...)

Eu, particularmente, quando assisto espetáculos de uma determinada casa e suas bailarinas padrão, fico feliz pelas primeiras que entram no palco - terão minha total atenção!
Da 3ª ou 4ª em diante... ai , que tédio! Me controlo pra não começar a conversar.
O mesmo movimento, no mesmo momento musical, com a mesma intensidade, com a mesma finalização. O mesmo trejeito só muda a face. A mesma dança só muda de corpo. Que pobreza...
E não é por falta de boa bailarina, pois elas tem técnica e são lindas.
Mas lhe faltam o que EU enxergo como essencial: ALMA de bailarina.

Quando você dança, sua dança é carregada de emoções, emoções estas que são SUAS, que dizem respeito a SUA história de vida. Impossível ser igual a de outra pessoa...

Vamos refletir um pouco sobre isso?
Estamos a beira de diversos concursos e competições de dança. Em diversos deles sou jurada. Daí você pergunta: o que agrada uma jurada?

Pode ter certeza que estamos atentas , sempre, a premiar não aquela que numa única coreografia imita todas as suas professoras mostrando que tem estudo... não basta!

Vamos premiar aquela que simplesmente emociona a todos ao dançar.
Aquela que quando entra no palco, está tão envolvida no que faz, que parece dizer a nós jurados "tô nem aí com você!" - porque esta sim, nasceu com personalidade para ser uma estrela!

ok... vou exemplificar o post de hoje com alguns vídeos que ao meu ver, conseguem mostrar BEM o que é ter estilo próprio, ao interpretar a mesma música: Aziza

Veja bem! Não estamos comparando quem é a melhor, PLEASE! Não é esta a proposta! É exatamente o oposto! Quero que vocês percebam como cada estilo pode tocar você de forma diferente - gostar ou não é só um detalhe, uma questão de dia, de momento, de humor, totalmente mutável...

Espero que curtam!
Se quiserem deixar seus comentários, será enriquecedor!


1ª - Naima Akef , que dispensa maiores comentários...



2ª - Aqui, a grande mestra Lulu em seu tão imitado estilo




3ª - A bela e competente Renata Lobo



4ª - Não poderia faltar uma russa : Yassmin



5ª - Nem poderia faltar uma turca



6ª - E eu, claro, dando minha cara a tapa pra vocês...




Bom...
Para que você agora possa criar a SUA versão de Aziza...

Uma última inspiração:
mix de bailarinas da Golden Era como Naima Akef, Samia Gamal, Taheia Carioka, Souher Zaki, Nagowa Foad e outras...



quinta-feira, 14 de abril de 2011

Profissionalização na Dança do Ventre

Para você que busca se profissionalizar em dança do ventre, eis alguns fatores importantíssimos que merecem sua atenção:
  1. Conduta profissional: deve ser sempre imaculada, independente da situação a ser resolvida. A forma como você conduzir seus passos definirá seus resultados. Não torne pequenos imprevistos em questões pessoais, solucione cada problema com calma e sem sobressaltos. O auto-controle será de grande ajuda em sua vida artística.
  2. Trajes impecáveis: a bailarina é um grande foco de atenção por onde quer que passe. A partir do momento em que se coloca como artista, deixa de pertencer ao mundo dos comuns. Seu traje de dança merece todos os olhares e é melhor que as pessoas se admirem em vez de parar para contar quantas lantejoulas estão faltando perto da alça do seu sutiã.
  3. Maquiagem elaborada: Perca um pouco de tempo nessa parte de preparação para o show e tenha certeza de que isto fará uma grande diferença. Os olhos merecem atenção especial, pois devem ser ressaltados para a dança do ventre. Cuide para que o batom não apareça mais que o conjunto. Tudo deve se harmonizar suavemente.
  4. Discrição: a discrição faz parte de nosso comportamento em cena. Devemos distinguir claramente a mulher e a personagem. Não vale a pena chamar a atenção sobre você antes da hora apropriada. Deixe que as atenções se voltem no momento do show e não uma hora antes dele.
  5. Pontualidade: sua chegada no horário combinado deixará seu contratante tranquilo e confiante em seu trabalho. Para a pessoa que organiza uma festa, o atraso do artista contratado é mais um fator de estresse, totalmente desnecessário. No futuro essa pessoa poderá pensar duas vezes antes de lhe telefonar. Vale a pena se prevenir.
  6. Humildade: na verdade, essa qualidade vai ser avaliada mais por suas colegas que por você mesma. A falta dela afasta as pessoas e angaria os piores sentimentos. Tente manter-se neutra ao excesso de elogios, eles vem e vão, enquanto as relações humanas sempre serão necessárias, não importa quem você seja.
  7. Autoconfiança: acredite em seu trabalho desde o início. A crença manter-lhe-á no caminho do aprendizado e a autocrítica impulsionar-lhe-á para o crescimento constante. Nunca acredite que já chegou, a dança é uma arte em evolução e nunca pára. Não aja contra a natureza.
  8. Primor pela arte: trate a dança como um bem precioso, que precisa de lapidação constante e cuidados diários.
  9. Tolerância: nem sempre as coisas acontecem como desejamos. Sabendo disso com antecedência, prevenimos a ansiedade e acalmamos a irritação. Imprevistos acontecem em qualquer profissão e não poderia ser diferente na nossa.
  10. Qualidade sonora: na medida do possível, tente controlar a qualidade sonora em suas apresentações. Vale ir antecipadamente ao local do show e descobrir se aparelhagem lhe oferece o mínimo de qualidade. Infelizmente, na maior parte das vezes, temos decepções nesse quesito. Quando alguém solicita seu show, você deve esclarecer a pessoa, por telefone mesmo, sobre a necessidade de som profissional para a apresentação e dizer a ela que esse cuidado garantirá, em grande parte, o sucesso do evento. A escolha da música deve estar de acordo com o motivo da festa, a idade dos participantes e o local das comemorações. Portanto, numa discoteca ou danceteria cabe uma música mais moderna, já numa comemoração mais cultural, vale usar músicas clássicas e folclóricas, e assim por diante.
  11. Classe e elegância: são fatores primordiais para uma bailarina de dança do ventre, principalmente em função do grande preconceito que nossa forma de arte provoca nas pessoas. Sua atitude em cena vai determinar a reação das mulheres e dos homens, devolvendo para você algo positivo ou negativo. Se a suavidade e a delicadeza forem traços essenciais em seu trabalho, nunca situações embaraçosas chegarão as vias de fato em suas performances.
  12. Cultura e bom senso: envolva-se profundamente com a cultura árabe e aprenda o máximo que puder sobre ela: música, costumes, religião e arte. Quanto mais informada você for, mais respeitada será. Qualquer povo recebe bem aqueles que o respeitam e admiram sua cultura. Esse conhecimento também servirá para orientar seu bom senso com relação aos limites sociais impostos dentro da colônia árabe. Estará melhor preparada para lidar com as reações, nem sempre positivas, sobre sua opção profissional.
  13. Seu corpo é seu templo: não vou usar de eufemismo aqui. Saiba que o mercado, de forma geral, tem preferência por bailarinas jovens e de corpo bem feito. Beleza é um dos primeiros requisitos quando recebemos telefonemas para contratação de shows. A maior parte das mulheres tem a disposição um arsenal muito amplo para cuidar da beleza. Faça uso deste e tenha a certeza de que os cuidados com seu corpo são necessários, se você está disposta a encarar a dança de forma profissional.
  14. Seu perfume: o perfume que usa para dançar pode fazer parte de sua marca pessoal. É comum as pessoas guardarem para sempre suas impressões olfativas do mesmo modo que conservam as visuais. Faça uma boa escolha de perfume, pois ela marcará sua presença a cada nova entrada em cena.
  15. A dança: tudo é preparado para esse momento. Ao entrar em cena, experimente fazer de conta que é uma rainha, orgulhosa, feliz e simpática acima de tudo. Permita que suas emoções tragam cor a sua apresentação. Seja delicada e segura em suas improvisações, permita seu sorriso e dance respirando tranquilamente durante toda a música. Olhe para as pessoas sem fitá-las por muito tempo, estabeleça contato, demonstre suas habilidades sem ostenta-las. Ofereça o melhor de si mesma ao dançar e receberá o melhor de seu público. Construa seu sonho e outros olhos também viajarão nele, mesmo que seja apenas por alguns minutos e que a jornada termine com o último acorde.
Projeção na Dança do Ventre
"Descobri que estou apaixonada pela dança do ventre. Como posso me projetar profissionalmente ? Que recursos estão ao meu alcance e quando virá a "fama" ? Onde poderei me apresentar ? Estou no caminho certo ?"
Essas são apenas algumas das múltiplas questões que povoam a cabeça de toda mulher, em suas primeiras incursões na entrada da vida profissional como bailarina. Na verdade essas dúvidas surgem antes mesmo de cogitar a possibilidade da profissionalização.
As dúvidas podem se transformar em obstáculos se não forem esclarecidas, então vamos à elas:
O mercado de dança do ventre está nascendo no Brasil, não importa se tudo começou há 30 anos atrás, nosso país é imenso, e a quantidade de mulheres que ainda se interessarão pela dança é absolutamente incalculável.
É incrível como um grupo tão específico possa ter uma rede informal de comunicação tão eficiente. Seus deslizes de conduta ou até mesmo a tentativa de projeção apelativa atingem proporções enormes como se todas vivêssemos numa cidade, de no máximo 30.000 habitantes.
É provável que no futuro, com o atual crescimento do mercado, novas ramificações surjam, permitindo uma ampliação das oportunidades para as profissionais dessa área, no entanto a tendência para o reconhecimento vai estar ligada preferencialmente à qualidade, e, àquelas que não seguirem esse preceito, estão fora do páreo.
A carreira de bailarina não é o que se pode chamar de "corrida ao ouro". Não há pote mágico no fim do arco-íris, e ninguém, a não ser que se proponha seriamente à desenvolver um trabalho estruturado, chegará ao final de seu percurso com sucesso. Tudo em nossa vida é resultado de investimento, nossa energia, nosso tempo, amor e dedicação são essenciais para a construção de seu sonho.
É importante guardar para a dança um espaço reservado em sua vida; não abandone seu emprego tradicional por ela antes do tempo certo. Qualquer atividade precisa de respaldo, ainda mais enquanto ela não puder prover seu sustento.
O imediatismo, tão comum em nossa cultura ocidental, não é o caminho apropriado para seu desenvolvimento. Não adianta fantasiar a respeito do tempo necessário para seu reconhecimento; tres ou cinco anos, isso é apenas o início da jornada. A projeção de seu trabalho acontecerá em unissono com o tempo dedicado à ele e a seriedade de seu comprometimento.
Após 10 anos de experiência, inicia-se um período de reconhecimento de acordo com nossa experiência na área.
Vivemos no Brasil e nosso país não é árabe, portanto cabe-nos tomar muito cuidado com as inovações aplicadas à dança. O embasamento cultural é necessário para viabilizar a autenticidade de suas apresentações. A tradição deve ser mantida pois é uma manifestação cultural; esta dança não é apenas uma arte.
Não se encante pelo sensacionalismo da imprensa e nem pela falsa facilidade que os programas de televisão parecem oferecer; é uma ilusão pensar que uma ou duas aparições na mídia televisiva vão garantir algo para você.
Se você decidir pelo ensino da dança, procure seu direcionamento com uma professora em quem confie, que possa lhe indicar caminhos seguros e que se alegre com seu desenvolvimento.
A admiração e o respaldo das alunas que já se profissionalizaram são um bom indicador das qualidades da professora. Não corra riscos desnecessários. Os frutos sempre são o resultado de uma boa plantação, rica em cuidados e criteriosa quanto as sementes. Uma tamareila leva 150 anos até que surjam seus primeiros frutos. Ainda bem que na dança, os frutos não demoram para nascer tanto quanto as tâmaras.
Em nossa jornada, dentro da Khan el Khalili, tivemos oportunidade de ver grandes talentos nascerem e se desenvolverem ante nossos olhos. A grande diferenciação se devia à seriedade. Aquelas que agarravam a oportunidade, quando era apenas uma promesa, sem apólice de seguro, e transformavam a chance em realidade, hoje são as mais conceituadas professoras de nosso grupo. Elas acreditaram no potencial, algo que não era tangível naquele momento, mas hoje é pura realidade.
O estudo constante é a garantia de seu crescimento estruturado. O progresso se dará na medida de sua doação pessoal. Vá além do esperado, procure o incomum, zele pela excelência, enriqueça seu conhecimento e essas facetas aparecerão em sua dança.
Abaixo algumas sugestões para direcionar sua pesquisa:
  • aprendizado básico até nível avançado com uma professora de sua confiança (geralmente isso leva cinco anos de sua jornada);
  • a busca das raízes culturais da dança;
  • seu estilo próprio sendo desenvolvido através de constante estudo e aperfeiçoamento. Viaje em busca disso, se não está a seu alcance;
  • disciplina, constância e perseverança como amigos inseparáveis;
  • humildade é sempre bem-vinda e lhe trará retorno muito maior que o egocentrismo;
Não tenha pressa em chegar lá... lá é um lugar que não existe ! Estaremos sempre buscando. Desconfie das pessoas que falam mal de outras. Siga o ditado árabe: "Aquele que fala mal dos outros na tua presença, falará mal de tí na tua ausência".
E por fim desista de agradar à todos: afinal "Toda moeda tem dois lados, às vezes você está mostrando a cara e o outro só tem a coroa para oferecer".

Fonte: Shangrila house Lulu Sabongi

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Expressões Árabes mais comuns

Conheça as expressões árabes mais comuns e torne mais fácil a sua compreensão deste idioma.
Expressão
Tradução
Sabáh hel khéir
Bom Dia (as letras "kh" tem som de dois erres - "rr")
Maçal el kheir
Boa Noite
Tcharráfna ktir
Muito Prazer
BáyAC ibn árab?
Seu pai é filho de árabe?
Menn uên báyAC?
De onde é seu pai?
Kífel aele?
Como vai a família?
Íssmi Leila
Meu nome é Leila
A salamo a-leikom
A paz esteja com vocês
A leikom es salâm
A resposta
Kífel hál?
Como vão as coisas?
Chú?
O que?
Adeich el seah?
Que horas são?
Uên rayeh?
Onde você vai?
Mín heda?
Quem é este?
Yálah
Vamos
Mash'Allah
"se Deus quiser" (significa admiração)
Smalla'Alik
Que Deus proteja você
Ta'álli
Venha aqui!
Márhaba
Oi!
Ezaiák
Como vai? (para o homem - no Egito)
Ezaík
Como vai? (para a mulher- no Egito)
Habaiták
Eu te amei (mulher dizendo para um homem)
Kunti fin
Onde esteve você? (por toda a minha vida)
Kifak
Como vai? (para o homem - no Líbano)
Kifik
Como vai ? (para a mulher - no Líbano)
Ya'Aini
Meus Olhos
Núchkôr Állah
Graças à Deus
Habib
Querido
Adêch ?
Quanto custa ?
Balêch
De graça (sobre o preço de algo)
Mich héle
Não é caro
Lech hêk ?
Por que desta forma?
Jib khâbez
Traga pão
Isa bitrid
Por favor
Áfuan
Desculpe-me
Shuff
Veja (p/o homem) Shuffi (p/a mulher)

Fonte: Shangrila House  - Lulu Sabongi